Fontes de Renda Online

10/06/2011 16h55 - Atualizado em 14/06/2011 09h23

 

Filha de Rivera nega que quase mil obras sejam de Frida Kahlo

DA EFE, NO MÉXICO


Desenho atribuído à pintora mexicana Frida Kahlo aparece em tela no museu Frida Kahlo, em Coyoacan, México
Yuri Cortez - 9.jun.2011/France Presse


 

 

Google
 

Guadalupe Rivera, filha de Diego Rivera, considerou "impossível" que cerca de mil obras e papéis de propriedade dos antiquários Carlos Noyola e Leticia Fernández sejam da pintora mexicana Frida Kahlo.

Ela "nunca foi uma artista muito produtiva", afirmou nesta quinta-feira (9) Guadalupe, filha do pintor que se casou com Kahlo em duas ocasiões.

O acervo dos antiquários constitui-se, além de pinturas, também de cartas e formulários atribuídos à pintora.

Noyola e Fernández garantem ter recebido uma decisão judicial favorável da Procuradoria Geral relacionado com uma denúncia interposta pelo Banco do México e os museus Diego Rivera e Frida Kahlo que questionavam a autenticidade do acervo.

"Não se pode falar de vitória legal, porque não houve processo já que, por um vazio em matéria penal, não há forma de sancionar quem reproduza obras artísticas sem autenticá-las nem pedir permissão a seus autores ou proprietários", declarou Rivera em entrevista coletiva.


Guadalupe Rivera, filha do muralista
mexicano Diego Rivera (1886-1957);
ela negou autenticidade de quase mil obras

Mario Guzmán - 9.jun.2011/Efe

 

PROJETO DE MUSEU

Ao serem declarados inocentes, Noyola e Fernández informaram que entre seus projetos está a criação de um museu com as peças e não descartam criar uma exposição itinerante.

Os antiquários cometem "uma falta muito grave à moral, à honestidade e enganam em nome de artistas cujas obras são consideradas monumentos artísticos", afirmou a filha do pintor mexicano.

No entanto, a herdeira não demonstrou preocupação com o fato de que as supostas obras sejam expostas levadas a leilão, pois disse ter informação que estas já foram rechaçadas pelas grandes casas de leilões internacionais, dada sua duvidosa procedência.

Da mesma forma, especialistas na obra de Kahlo, como o curador James Oles e Teresa del Conde, diretora do Instituto de Pesquisas Estéticas da Universidade Nacional Autônoma do México, também não provaram a autenticidade do acervo dos colecionadores.

Frida Kahlo tem cerca de 470 obras documentadas, a maioria delas localizadas em diferentes museus.



 
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.