Fontes de Renda Online

21/06/2011 12h14 - Atualizado em 26/06/2011 10h08

 

Figuras femininas são destaque em mostra de arte pré-histórica na França

São exibidas cerca de 70 peças do período Magdaleniano - o último do Paleolítico Superior - representando mulheres


PARIS - Uma mostra que reúne figuras femininas da arte pré-histórica provenientes de jazidas arqueológicas da França, Suíça, Alemanha e Polônia estão expostas a partir desta sexta-feira no Museu Nacional da Pré-História de Les Eyzies-de-Tayac, no sudoeste francês.

São exibidas cerca de 70 peças do período Magdaleniano - o último do Paleolítico Superior - representando mulheres, em uma época marcada pelo florescimento das reproduções simbólicas esquemáticas do gênero feminino, afirmou o museu em comunicado. A exposição, que também apresenta um conjunto de ferramentas e armas do mesmo período, estará aberta até o dia 19 de setembro.

Entre outras peças, o visitante poderá conhecer a "Vênus Impudica", a primeira estatueta humana do paleolítico descoberta na França, talhada em marfim de mamute.

Com traços mais simples, são exibidos também três exemplares da jazida arqueológica alemã de Nebra, silhuetas filiformes nas quais sobressaem os peitos e o traseiro; além de uma figura de formas mórbidas e esculpida em um bloco de argila vermelha vinda da caverna de Courbet, no sul da França.

 

 

Google
 

A maioria das representações aparece sem cabeça, uma característica também encontrada em figuras sepultadas em cavernas como a de

Ardales, no sul da Espanha, a de Romanelli, na Itália, ou a de Maanderhohle, na Áustria.

Por outro lado, as representações de animais, também frequentes durante o Magdaleniano, acompanham as figuras femininas, em alguns casos com a associação direta da mulher com o auroque, um antepassado dos bovinos atuais, explicou o museu francês. Nesse espectro simbólico, as referências sexuais são "inegáveis", através tanto dos animais como das deidades antropomórficas representadas.

A arte da gravura também tem seu lugar na exposição, com a presença de um bloco de pedra onde se distinguem os traços de onze figuras femininas.




A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.