Fontes de Renda Online

31/05/2011 01h06 - Atualizado em 01/06/2011 08h48

Desenho raro de Michelangelo será leiloado pela Christie's

A obra é uma das 24 lâminas relacionadas ao afresco 'A Batalha de Cascina'


Efe
Desenho será leiloado dia 5 de julho, em Londres


LONDRES - A casa de leilão Christie's oferecerá ao melhor lance um excepcional e raro desenho do pintor e escultor renascentista Michelangelo Buonarroti em um leilão que será realizado no dia 5 de julho em Londres sobre "Velhos Professores e Pinturas Britânicas".

Criado em um momento importante na carreira do artista, a obra em questão é uma das 24 lâminas relacionadas à encomenda de realizar o afresco A Batalha de Cascina e a última que permanece em propriedade particular.


Essa encomenda, inconclusa, obrigou Michelangelo a competir de forma direta com seu grande rival Leonardo da Vinci, encarregado de pintar "A Batalha de Cascina" na parede em frente à recém construída sala do Grande Conselho no Palazzo della Signoria, em Florença.

Fonte: O Estado de S.Paulo

 

 

Google
 

A lâmina mostra um tronco do corpo humano masculino e foi exposta ao público apenas uma vez, na exposição sobre desenhos do artista realizada em Viena, no ano passado. A Christie's estima que a obra seja vendida por um valor entre US$ 4,8 milhões e US$ 8,2 milhões.


O diretor e responsável internacional pelo leilão da Christie's, Benjamin Peronnet, afirmou que o trabalho "está relacionado a um dos pontos altos do Renascimento: as encomendas para a Sala do Grande Conselho" em Florença.


Segundo Peronnet, a obra "oferece um vínculo excepcionalmente raro e direto com uma das maiores obras-primas do Ocidente que jamais existiram, e nos permite adentrar na mente de um gênio no auge de suas capacidades, quando estampava livremente seus pensamentos sobre o papel", acrescentou.


"É um prazer oferecer este trabalho em um leilão pela primeira vez, e poder mostrar um desenho raramente visto de Michelangelo ao público de Hong Kong, Nova York e Londres", apontou em comunicado emitido na capital britânica.


A lâmina data provavelmente dos finais do ano 1504, pouco depois de o artista começar a se concentrar nos trabalhos para finalizar a encomenda de "A Batalha de Cascina". EFE


 
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.