Fontes de Renda Online

02/06/2011 08h56 - Atualizado em 06/06/2011 15h48

Museu abre com mural mais antigo do mundo no México

Após nove anos de trabalhos de restauração, especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) conseguiram unir 60% dos 49.800 fragmentos da obra.


Especialista trabalha na reconstrução dos 48 mil fragmentos do mural mais antigo do México, do ano de 1536 (2/6/2011).
O mural será exibido pela primeira vez em uma exposição no Museu de Sitio Caja de Agua em Tlatelolco, Cidade do México


México, 2 jun (EFE).- O mural novohispano mais antigo do México (1536), será exibido pela primeira vez em um novo museu arqueológico que abrirá suas portas em agosto no norte da capital mexicana, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Após nove anos de trabalhos de restauração, especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) conseguiram unir 60% dos 49.800 fragmentos da obra.

O mural foi descoberto no interior de uma cisterna ou caixa de água localizada no pé da fachada oeste do Colégio de Santa Cruz de Santiago Tlatelolco quando a Chancelaria realizava obras na região sem autorização do INAH, requisito obrigatório por se tratar de uma área arqueológica.

"Aí foi quando percebi que entre os pedaços de concreto também haviam fragmentos de estuque e decidi descer", afirmou o coordenador nacional de arqueologia do INAH, Salvador Guilliem, que em companhia de um grupo de especialistas descobriu 12 metros quadrados de afresco.

 

 

Google
 


Trata-se de um mural único que exibe a fusão das técnicas pictóricas empregadas pelas culturas mexicana e europeia durante os alvores novohispanos, em onde é possível apreciar cenas naturalistas realizadas por mãos indígenas, explicou.

Como é o caso de imagens de elementos aquáticos como peixes, plantas e flores, figuras humanas, aves cantando, um macaco carregando o filhote, uma cruz e sanefas baseadas no cordão franciscano.

Especialistas afirmam que os desenhos do mural foram realizados a pedido dos frades com a intenção de divulgar a mensagem de que sob a nova ordem católica "a figura indígena é respeitada e considerada como benéfica".

O mural foi pintado só 15 anos após a queda do império asteca nas mãos espanholas. O exterior das paredes da cisterna tem 5.20 metros de comprimento por 8.60 de largura, e o interior mede 4 metros de comprimento por 6.60 de largura.

Acredita-se que a obra foi destruída pelos indígenas no século 18 em um ritual, o que explica o fato de as peças terem sido encontradas em sua totalidade e organizadas cuidadosamente no interior da caixa de água.

O arqueólogo explicou que nessa época foi emitida uma bula papal que recomendava apagar qualquer sinal do mundo indígena e foi por isso que voluntariamente os nativos destruíram e o esconderam para conservá-lo.

Atualmente, o mural está sendo remontado em forma de quebra-cabeças sobre três suportes metálicos que ficam nas laterais da cisterna. Antes de sua instalação, as peças serão submetidas à técnica de nanopartículas de cal para retirar os sais que têm devido à umidade que estiveram expostas nos últimos dois séculos. O mural deve ficar pronto em agosto para a inauguração do Museo de Sitio Caja de Agua en Tlatelolco. (Helena Lozano) 

 
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.