Fontes de Renda Online

20/07/2011 13h42 - Atualizado em 22/07/2011 09h23

Cartaz da 30ª Bienal de São Paulo será criado por coletivo selecionado na internet


29 edição da Bienal de São Paulo / Eliária Andrade

SÃO PAULO - A identidade visual da 30ª Bienal de São Paulo, que acontece a partir de setembro de 2012, será criada por um coletivo de artistas selecionado por meio de inscrições na internet abertas a todos os interessados, desde que sejam maiores de idade e residentes no Brasil. Numa iniciativa inédita da Fundação Bienal anunciada na manhã desta quarta-feira em São Paulo, o grupo que criará o material de comunicação da mostra, que inclui o cartaz, catálogos, guias, site e aplicativos para celulares e tablets, será escolhido num processo seletivo que não se limita a designers ou artistas plásticos.

As incrições serão abertas em 1 de agosto no site www.bienal.org.br e terminam em 2 de setembro. Os participantes terão de apresentar uma proposta de trabalho, que inclui imagens de referência, um texto conceitual e um projeto de desenvolvimento, além de um currículo resumido. Serão escolhidas 12 pessoas por uma equipe formada pelos curadores da 30ª Bienal - Luis Perez-Oramas, André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva -, o curador do projeto educacional e um representante da área de design e comunicação da Fundação Bienal. Também participam do grupo de avaliação os designers brasileiros Elaine Ramos, Daniel Trench e Jair de Souza, e a dupla de designers holandeses Armand Mevis e Linda Van Deursen.

fonte: G1

 

 

Google
 

A iniciativa da convocatória é fruto da proposta curatorial da 30ª Bienal, cujo tema é "A iminência das poéticas". A seleção tem como fim não a escolha de um projeto vencedor, mas sim a participação em workshop no qual o coletivo criará a identidade visual desta exposição _ explicou André Stolarski, coordenador geral de comunicação da Fundação Bienal, sobre a iniciativa que subverte a tradição dos concursos de cartazes realizados em várias edições da mostra para privilegiar um processo de criação coletiva aberto à participação da sociedade e em diálogo constante com curadoria.

As doze pessoas escolhidas irão participar de um workshop entre os dias 3 e 7 de outubro no Centro Universitário do Senac em São Paulo, sob a orientação da mesma equipe responsável pela seleção dos projetos inscritos. A participação será remunerada por um valor ainda não definido e todos os participantes, inclusive os orientadores, serão creditados como autores. Deste encontro entre os selecionados, os curadores da Bienal e os designers convidados surgirá a identidade visual da exposição que dará o tom a todo o material de divulgação impresso, espacial, publicitário e online da exposição.

_ A identidade visual da Bienal também é uma plataforma poética. É por meio dela que a mostra fala e se apresenta ao mundo. Seria uma contradição não conceber a identidade visual desta Bienal de acordo com seu tema. Também entendemos que a Bienal acontece no Brasil e temos que começá-la falando com o lugar, com a sociedade brasileira, em vez de impor uma ideia. A conovocatória é uma forma de materializar a polifonia que caracteriza a arte contemporânea. A soma dos encontros é o que vai produzir esta Bienal _ afirma o curador-chefe da mostra, Luiz Perez-Oramas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/07/20/cartaz-da-30-bienal-de-sao-paulo-sera-criado-por-coletivo-selecionado-na-internet-924943992.asp#ixzz1T0qkosl1
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.



29 edição da Bienal de São Paulo / Eliária Andrade
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.