26/03/2012 00h00 - Atualizado em 30/03/2012 20h33

Pintura de Lempicka desaparecida nos anos 20 em leilão

Nu Adossé


Fotografia © Direitos Reservados

A obra modernista Nu Adossé, da artista Tamara de Lempicka, que se perdeu nos anos vinte, vai a leilão no início de maio em Nova York, a um preço base estimado entre 3 a 5 milhões de dólares (entre 2,25 a 3,8 milhões de euros), informou hoje a leiloeira Sotheby.

A pintura - que foi exibida ao público apenas uma vez na galeria Bottega di Poesia, em Milão, decorria o ano de 1925 (altura em que a obra foi feita) -, faz parte do leilão de arte impressionista e moderna que irá realizar-se a 2 de maio.

"Nu adossé é um exemplo clássico da estética sensual e elegante da artista", referiu a casa de leilões em comunicado, salientando que esta obra da artista polaca Tamara Lempicka (1898-1980) desapareceu da vista do público em 1925.


O seu atual proprietário contactou a leiloeira o ano passado, após ter tido durante anos esta valiosa obra em sua casa sem conhecer o valor real da mesma.

Segundo a leiloeira, esta obra, que irá ser exibida em Londres antes de ir a leilão em Nova York, foi pintada pela artista "quando começou a ser considerada uma verdadeira pintora" e sua carreira começou a ter projeção após a exposição em Milão.

Na mesma exposição, além deste trabalho, outras obras vanguardistas da autora foram reveladas, entre elas Le Modèle e o Retrato la Duchesse de la Salle, consideradas as mais relevantes da sua carreira e que foram vendidas pela Sotheby, em maio de 2009.


fonte:http://www.dn.pt


A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2011 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.