06/04/2012 00h00 - Atualizado em 06/04/2012 15h38

Tradições de Páscoa

Antigos costumes


Ovos de Páscoa em casca de ovo para árvores de Pomerode


Pintura de ovos

Em Pomerode,o costume de decorar casquinhas de ovos é uma tradição passada de geração para geração, que começa algumas semanas antes da Páscoa. São usados ovos de galinha, pato ou marreco. Os delicados desenhos são produzidos com guache ou tintas não-tóxicas, mas existem famílias que mantém o preparo mais tradicional, feito com produtos naturais, como o capim Eirkraut, de bulbo vermelho, cascas de cebola roxa e até espinafre. Os ovos são cuidadosamente secos ao sol, com ajuda de galhos. Na manhã do Domingo de Páscoa, as crianças procuram por seus ovinhos em ninhos e cestas escondidos nos jardins, ranchos ou hortas.

fonte: http://www.vemprapomerode.com.br

Tradições de Páscoa

Osterbaum

Impossível não notar pelas ruas da cidade a árvore de Páscoa. Feita com galhos secos que representam a tristeza e a morte do sepulcro de Jesus Cristo, porém enfeitada com casquinhas coloridas de ovos, que simbolizam a alegria da vida, a ressurreição de Jesus.

Serenata de Páscoa

A partir da meia-noite do Sábado de Aleluia, as comunidades se alegram com a realização do Stüpen. Nesta herança da antiga Pomerânia, músicos percorrem a vizinhança acordando os moradores em celebração à ressurreição de Cristo. São tocadas três canções: uma para despertar a família, outra para fazê-la levantar da cama e uma terceira para recepcionar os músicos que estão à porta. Faz parte da tradição recebê-los com comida e bebida.

Vigília Pascal

O culto inicia no pátio da igreja ao redor da fogueira, de onde é retirado o Fogo Novo e acesa a vela da Páscoa. A liturgia relembra o agir de Deus na história do seu povo e a salvação de Deus em Jesus Cristo. Após a celebração, é oferecido um café da manhã no qual a comunidade comunga a alegria da ressurreição.

 

Curiosidade

Antes do nascer do sol no domingo de Páscoa, as moças solteiras buscavam nas fontes a chamada Água Pascal. Diz a tradição que esta água tinha o poder de manter a beleza, a saúde e garantir um bom casamento. No ritual da coleta, as jovens não podiam olhar para trás nem serem surpreendidas por rapazes. Caso isso acontecia, a água perdia o valor. Para as demais pessoas, a água tirada da nascente nas primeiras horas da manhã da Páscoa também era considerada sagrada. O líquido era mantido em uma garrafa e usado como remédio ao longo do ano. Algumas pessoas mantém esta tradição viva nos dias de hoje.

Programação 4ª Osterfest - Festival da Páscoa
Aos finais de semana, de 17 de março a 07 de abril de 2012
http://www.vemprapomerode.com.br

 


A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2011 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.