Fontes de Renda Online

10/05/2011 08h15 - Atualizado em 16/05/2011 09h12

Brasileiro Artur Barrio ganha Prêmio Velázquez de artes plásticas

A obra de Barrio "explora o efêmero e o transitório, interessando-se pelos efeitos simbólicos e pela aparição de uma beleza inesperada" através de ações, performances, instalações e vídeos, indicou o ministério.


Artur Barrio
Artur Barrio posa com sua obra na Bienal do Mercosul de 2003
Foto:  Valdir Friolin  /  Agencia RBS


MADRI, 10 Mai 2011 (AFP) -O artista Artur Barrio, brasileiro de origem portuguesa, foi homenageado nesta terça-feira com o Prêmio Velázquez 2011 de artes plásticas, concedido anualmente pelo ministério espanhol de Cultura, que reconheceu "a universalidade de sua linguagem, desenvolvida através de materiais não convencionais, crus, perecíveis e degradáveis".


O artista Artur Barrio foi homenageado em 10 de maio de 2011, com o Prêmio Velázquez 2011 de artes plásticas, concedido anualmente pelo ministério espanhol de Cultura, que reconheceu "a universalidade de sua linguagem, desenvolvida através de materiais não convencionais, crus, perecíveis e degradáveis". A obra de Barrio "explora o efêmero e o transitório, interessando-se pelos efeitos simbólicos e pela aparição de uma beleza inesperada" através de ações, performances, instalações e vídeos, indicou o ministério.

Nascido em 1925, Artur Barrio começou sua carreira como pintor, mas no final dos anos 60 começou a experimentar com instalações feitas com lixo, materiais orgânicos e outros objetos. O prêmio Velázquez, que entrega 125 mil euros, tem como objetivo fomentar os laços entre a cultura e criação artística dos povos iberoamericanos.

fonte: AFP

 

 

Google
 
 
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.