Fontes de Renda Online

17/05/2011 08h15 - Atualizado em 18/05/2011 07h31

 

Documentário mostra vida e obra do artista de mangá Yoshihiro Tatsumi

Colega de Tezuka, autor cunhou o termo 'gekiga' para suas HQs adultas. Longa em animação é baseado em contos, biografia e desenhos do autor.


Cena da animação "Tatsumi", destaque da mostra Un Certain Regard. (Foto: Divulgação)


Um documentário sobre a vida e obra de Yoshihiro Tatsumi, um dos mais importantes artistas de mangá do Japão, teve sua première mundial na noite desta terça-feira (17) em Cannes. O filme é parte da mostra competitiva Un Certain Regard.


Dirigido por Erik Khoo, "Tatsumi" usa os próprios desenhos do artista para criar uma adaptação animada de cinco de suas histórias, além de sua própria biografia, contada na recém-lançada "A drifting life".

Discípulo e colega de Osamu Tezuka, considerado "o deus do mangá" no Japão, Tatsumi nasceu em Osaka e começou a criar suas HQs ainda adolescente. Em 1957, cunhou a expressão "gekiga" para descrever seus mangás, que inovaram ao abordar temáticas adultas e realistas.

"Hell", conto que abre o filme, é ambientado em Hiroshima, logo após a explosão da bomba atômica e conta a história de um fotógrafo que registrou a sombra de um garoto e sua mãe antes de serem eliminados pela hecatombe nuclear.

 

 

Google
 

Com um final assustador, "Beloved monkeY" fala de um operário insatisfeito cujo único amigo é um macaco de estimação. Nas três últimas historietas - "Just a man", "Occupied" e "Good-bye", o longa trata de questões sexuais de diferentes personagens.

Com 75 anos de idade e ainda em atividade, Yoshihiro Tatsumi também dublou alguns trechos da animação. Ao lado do diretor nascido em Cingapura - que já esteve no festival por diversas vezes, incluindo em 2008 quando apresentou "My magic" -, o artista de mangá também compareceu à sessão do filme e afirmou que o assistiu pela primeira vez em Cannes.

"Tatsumi" ainda não tem estreia prevista no Brasil. De sua obra, a editora Zarabatana já publicou no país o mangá "Mulheres", uma coleção de histórias de personagens femininas.

 


 
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.