Fontes de Renda Online

19/04/2011 09h45 - Atualizado em 19/04/2011 10h01


Uma pessoa detida por incêndio na basílica da Sagrada Família

Homem parece ser 'um doente mental de 55 anos', diz dirigente de templo. Fogo não causou danos; cerca de 1,5 mil turistas foram retirados.


(Foto: Josep Lago / AFP)
Uma pessoa foi detida como suposta autora do incêndio que atingiu a sacristia da cripta do templo da Sagrada Família de Barcelona (Catalunha), obrigando a evacuar 4.000 turistas, sem que houvesse feridos, informou a polícia catalã.


"O fogo foi completamente apagado", informou um porta-voz dos "mossos d'esquadra", a polícia regional catalã.

Os turistas, que deram o alerta de terem visto uma fumaça, também viram uma pessoa sair da área onde havia fogo, e que foi posteriormente detida como suposta autora do incêndio na sacristia da cripta.

"Parece ser um doente mental de 55 anos, com quem encontraram vários fósforos no bolso", informou o presidente do patronato da Sagrada Família, Joan Rigol.

Junto com o detido, também encontraram um isqueiro, tecido e outros elementos para fazer fogo, acrescentou uma porta-voz da polícia regional catalã, assinalando que o incidente obrigou à evacuação de 1.500 pessoas que se encontravam no templo, uma das joias turísticas de Barcelona.

O incêndio não causou danos, e apenas quatro operários que inalaram fumaça foram levados por precaução para um hospital.

Dois caminhões de bombeiros prosseguiram algumas horas mais nos trabalhos de eliminação da fumaça no templo.

"A estrutura do prédio não sofreu danos, apenas o mobiliário da sacristia", informou o prefeito de Barcelona, Jordi Hereu, depois de ir à igreja comprovar os danos.

Segundo as autoridades, o templo voltaria a ser aberto depois de comprovada a normalização da situação e que prosseguiria com suas atividades por ocasião da Semana Santa.

fonte: G1
 

 

 

Google
 

O incêndio aconteceu em 19 de abril de 2011, na basílica da Sagrada Família de Barcelona (Catalunha, nordeste da Espanha), obrigando os turistas que estavam no local a deixar o templo, mas sem provocar feridos. Até 4 mil foram retirados deste tradicional ponto turístico da Espanha.

"Houve mais fumaça que fogo, não foi tão grave como parecia a princípio", declarou um porta-voz da prefeitura.

O incêndio teve início por volta das 10h45 da hora local (5h45 de Brasília), por causas ainda desconhecidas, e levou várias equipes de bombeiros e Polícia a se transferirem para o local. Segundo a imprensa local, entre 3 mil e 4 mil pessoas foram retiradas da basílica.

O presidente da fundação da Sagrada Família, Joan Rigol, declarou ao canal TV3 que um homem, que chamou de "perturbado", foi detido como suposto autor do incêndio.

O templo da Sagrada Família, obra do arquiteto catalão Antonio Gaudí ainda inacabada, foi consagrado e habilitado para culto como "basílica menor" em 7 de novembro do ano passado pelo Papa Bento XVI durante sua visita de dois dias à Espanha, com passagens por Santiago de Campostela e Barcelona.

Sua finalização está prevista para 2026. As obras foram iniciadas em 1882, quando o arquiteto Francisco de Paula começou o projeto, sendo substituído no ano seguinte por Gaudí, que modificou completamente os planos de seu predecessor e que se tornou o autêntico artífice da basílica.

A cripta já sofreu uma grande destruição em 1936, durante a queima de igrejas em Barcelona, no início da Guerra Civil espanhola (1936-1939), na qual também foi danificado o estúdio de Gaudí, quando muitos de seus planos e documentos foram perdidos.

Na cripta do templo repousam os restos do famoso arquiteto, morto em 1926.


.
O Templo Expiatório da Sagrada Família de Barcelona, em foto de arquivo Globo.com (Foto: Christophe Simon / AFP)

A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.