Fontes de Renda Online

23/05/2011 08h15 - Atualizado em 26/05/2011 08h36

Exposição em São Paulo reúne obras em estágio de restauro e conservação

A exposição engloba 19 obras em estágio de conservação e restauro, de dez artistas.


Obras de Restauro e Conservação
Agência Brasil


São Paulo - Uma exposição em constante mutação e com o objetivo de discutir o papel dos museus em relação às obras de arte contemporâneas. Essa é a proposta do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) na exposição MAC em Obras, que se encerra no final de novembro, em São Paulo.

A exposição engloba 19 obras em estágio de conservação e restauro, de dez artistas – Marcelo Cipis, Alex Vallauri, Bill Lundberg, Abraham Palatnik, Edgar Racy, Maria Tomaselli, Anna Barros, Nina Moraes, León Ferrari e Hudinilson Júnior. Posteriormente, elas serão apresentadas em uma grande exposição, depois que o novo prédio do MAC estiver pronto.

 

 

Google
 
Durante o trabalho de restauração, o público poderá interagir com os artistas. A previsão é que o novo espaço do MAC, que vai ocupar o antigo prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), esteja pronto em setembro.

“O MAC tem obras de arte que foram produzidas por artistas dentro de um espírito muito experimental, usando maquinário e materiais industriais, entre outros, e que, com o passar do tempo, começaram a apresentar problemas em termos de conservação e de exposição”, explicou o diretor do museu, Tadeu Chiarelli, em entrevista à Agência Brasil.

Um dos problemas enfrentados pelos museus é não saber como conservar essas obras, por causa do material usado para confeccionar as peças. “Uma coisa é restaurar uma pintura. Mas como restaurar uma manta de látex ou um mecanismo que foi feito na década de 50 e cuja peça original não existe mais?”, questionou Chiarelli.

A ideia é apresentar esse questionamento na exposição. “Normalmente, os museus escondem essas peças. Eles não mostram e não sabem como resolver o problema”, disse o diretor. "Como o MAC é universitário, ligado à USP, resolvemos que vamos expor essa obras, em vez de escondê-las”, completou.

Segundo ele, parte dos trabalhos que apresentam problemas de conservação e restauro está exposta. Vários encontros serão promovidos com artistas, restauradores e professores para discutir como resolver esses problemas. O primeiro encontro está marcado para a próxima quinta-feira (26), com a artista Nina Moraes.

"Este é um momento em que o MAC está se preparando para assumir um papel de vanguarda e de ponta que sempre teve. Por ser um museu universitário, ele tem essas ideias de compartilhamento, de experimentação. Estamos sinalizando para um outro tipo de museu, que cative o público não só por belas exposições, mas também por essas outras experiências. E o importante é que essa foi uma exposição feita coletivamente pelo museu, sem um único curador", destacou Chiarelli.

A entrada para a exposição é gratuita. O MAC-USP fica no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no terceiro piso, e fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas. Mais informações detalhes sobre a exposição estão no site: http://www.mac.usp.br/mac/EXPOSIÇOES/2011/mac_em_obras/index.htm.

 
A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.