Fontes de Renda Online

05/05/2011 09h45 - Atualizado em 05/05/2011 03h13

Bahia celebra o bicentenário da 1ª Biblioteca Pública Brasileira

Biblioteca dos Barris celebra bicentenário no próximo dia 13.
A programação conta com debates e apresentações artísticas.

Graça Campos do G1 Ba

Espaço externo da Biblioteca Pública dos Barris
(Foto: Divulgação/SecultBA)


 



A Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 200 anos no próximo dia 13. A programação de aniversário conta com debates, apresentações artísticas e relatos de personalidades sobre sua relação com o livro.

Instalada no tradicional bairro dos Barris, no Centro Antigo de Salvador, ela é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. A celebração do bicentenário tem um toque especial.

No acervo da instituição já estão cadastrados um acervo de 600 mil itens, dos quais 150 mil são livros, além de vídeos, imagens, obras de arte, documentos históricos, periódicos, obras raras e valiosas.

A programação de comemoração conta com uma conferência do atual diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, o professor Doutor em Ciência da Comunicação, Antônio Miranda, um dos defensores de que a Biblioteca Pública da Bahia, dada a sua importância, torne-se a terceira biblioteca nacional brasileira, junto com a de Brasília e a do Rio de Janeiro.


fonte: G1

 

 

Google
 

Oficialmente criada em ato solene e simbólico no dia 13 de maio de 1811, dia do nascimento de D. João VI, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia foi aberta ao público no dia 4 de agosto e hoje conta com setores especializados para servir de fonte de informação e pesquisa.

Conta ainda com setor de Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Braille e Infantil. Esses são alguns dos espaços que demonstram a preocupação em atender com eficiência os usuários, de acordo com necessidades específicas.

Atualmente, a biblioteca funciona diariamente, incluindo os domingos, quando as diversas linguagens artísticas ganham destaque no Projeto Domingos Culturais.


A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.