Fontes de Renda Online

17/04/2011 09h45 - Atualizado em 17/04/2011 10h01

Virada Cultural Sampa
Virados pela música
Da redação da rollingstone.com.br


Cerca de 4 milhões de pessoas lotaram as ruas do centro de SP para acompanhar a Virada Cultural; Titãs fechou a sexta edição do evento.

Foto: Priscila Azul/Divulgação

Rita Lee abriu a Virada Cultural e lotou a Júlio Prestes às 18h deste sábado, 16 de abril de 2011.
 
Um balanço parcial da Virada Cultural foi divulgado durante entrevista coletiva de imprensa realizada ao meio-dia deste domingo, 17. "Esta Virada esteve particularmente rica em atrações variadas", afirmou Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. Foram também discutidas na ocasião a fiscalização da Guarda Civil Metropolitana no que se refere ao comércio ambulante de bebida alcoólica (sobretudo do chamado "vinho químico"), o baixo número de ocorrências policiais e o volume de lixo produzido ao longo da madrugada.




 

 

 

Google
 

 

O "vinho químico", vendido em garrafas plásticas, há tempos desperta preocupação na organização do evento, já que consumo intenso da bebida, além de fazer mal à saúde, contribui para o aumento da violência, afirma a organização. Segundo estudo da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a composição da bebida se trata basicamente de álcool com teor de 42 graus somado a pigmento semelhante ao de groselha e sabor adocicado. Foram apreendidas 28 toneladas de bebidas alcoólicas na área do comércio ambulante, tendo sido lacrados alguns estabelecimentos (80% do lote era de "vinho químico") e o fechamento de alguns bares - 12 ao todo - se deu uma vez que estes estavam fornecendo a bebida aos comerciantes não autorizados. A comercialização de outras bebidas, como cerveja, estava acontecendo normalmente (com exceção das 144 barracas oficias que não vendiam álcool).

fonte: http://www.rollingstone.com.br

 

Não há um número certo de pessoas que circularam pela Virada Cultural entre 18h do sábado, 16, e 11h do domingo, 17 (a Polícia Militar deverá ainda divulgar uma estimativa), mas a organização sustenta que o evento deste ano superou o de 2010 em termos de público (muito provavelmente ultrapassando a marca dos quatro milhões). O número de ocorrências também não foi divulgado, mas o Coronel Nevoral Alves Bucheroni (subprefeito da Sé) afirma que a fiscalização com relação à venda do "vinho químico" contribuiu bastante para a redução de crimes. Entre os acontecimentos divulgados, foi citada a morte de um homem no viaduto Santa Efigênia por volta das 3h (a polícia está investigando o caso e trabalha com a hipótese de suicídio) e uma briga (com agressões a faca, deixando dois feridos) entre skinheads e punks na praça Júlio Prestes, quando o relógio marcava 2h.


Dráusio Barreto, que assume a Secretaria de Serviços, falou sobre a quantidade de lixo produzida até o momento. De acordo com balanço parcial, foram 140 toneladas de resíduos, sendo dez toneladas de coleta seletiva (realizada por duas cooperativas). Foram espalhadas 4900 lixeiras adicionais e 3300 profissionais trabalhando na limpeza (vale dizer, no entanto, que, como nas edições passadas, o centro já se mostrava bastante sujo logo nas primeiras horas de evento, com latas e papéis espalhados pelo chão em diversos pontos). "Claro que aqui e ali era possível encontrar algo que desagradou, mas até agora o saldo é altamente positivo", argumentou Barreto.

A programação do evento segue na tarde deste domingo, 17, até as 18h. Tocam ainda, entre diversos nomes, Blitz, RPM, Erasmo Carlos, Paulinho da Viola e Dominguinhos.


A legislação que atualmente regula os direitos autorais no Brasil é a
lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Audiovisual para fins pedagógicos, científicos, tem uma
redução da proteção do titular de direito em favor da sociedade que é usuária.
 


Sobre o :

Portal criado em 1999 com o intuito de tornar a Arte mais fácil e prazerosa de se conhecer, para todos os públicos, de todas as idades, através de vídeos, ilustrações e textos.

Pesquisamos em diversas fontes e fazemos um mix das informações, sempre verificando e comparando as mesmas para dar autenticidade ao nosso conteúdo.

Todo o conteúdo aqui encontrado é gratuito e livre para compartilhar de acordo com a especificação de cada autor e obra. A partir de Janeiro de 2011 começamos a contar com a ajuda, através dos conteúdos dos internautas, apaixonados por arte, dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo.

Seus
videos, slides, textos, áudios e tudo mais que vocês, artistas anônimos da web, puderem contribuir, será bem vindo, para este portal abranger cada vez mais estilos e culturas diversas.

Nós estamos aqui dispostos a colocar tudo de forma organizada e bem distribuida dentro do Portal. Contamos com a ajuda de todos neste projeto.

Obrigado por sua visita.
Equipe Portal Compre Arte.

 
Você pode colaborar com este projeto. Contribua com qualquer quantia clicando em um dos botões ao lado:
 
Mapa do Site www.portaldarte.com.br Home

©1999/2018 Portal D'arte. Todos os direitos reservados.