Hoje
também conhecida como Mulher de Willendorf,
é uma estatueta com 11,1 cm (4 3/8
polegadas) de altura representando estilisticamente
uma mulher.
Os
arqueólogos denominaram as estatuetas
femininas de vênus, acreditando que
elas correspondiam a um ideal de beleza do
homem pré-histórico.
Na realidade, como na pintura mágica,
o artista talvez quisesse apenas ressaltar
as características da fertilidade feminina:
por isso acentuava-lhes os volumes.
Eram diversos os materiais em que se eram
esculpidas
as obras: ossos, madeira, pedra, marfim, metais, entre outros.
Os
arqueólogos denominaram as estatuetas
femininas de vênus, acreditando que
elas correspondiam a um ideal de beleza do
homem pré-histórico.
Na realidade, como na pintura mágica,
o artista talvez quisesse apenas ressaltar
as características da fertilidade feminina:
por isso acentuava-lhes os volumes.
Eram diversos os materiais em que se eram
esculpidas
as obras: ossos, madeira, pedra, marfim, metais, entre outros.
Vênus de Brassempouy
Vênus de Brassempouy
Estátua paleolítica talhada
em marfim. Mede aproximadamente 3,5 cm . Encontrada
em 1894 por Edouard Piette na França,
calcula-se que tem uns 30.000 anos. Acredita-se
que na pré-história tinha os
lábios e olhos pintados, já
que se foram encontrados vestígios
de pintura nestas regiões.
Vênus
de
Willendorf
Vênus de Willendorf
Hoje
também conhecida como Mulher de Willendorf,
é uma estatueta com 11,1 cm (4 3/8
polegadas) de altura representando estilisticamente
uma mulher.
Descoberta no sítio
arqueológico do paleolítico
situado
perto de Willendorf, na Áustria, em
1908, pelo arqueólogo
Josef Szombathy. Está esculpida em
calcário oolítico,
material que não existe na região,
e colorido com ocre
vermelho.
Calcula-se que tem entre
22000 à 24 000 anos.
Vênus
de Grimaldi
Vênus de Grimaldi
Aproximadamente
20000 a .C. A figura de uma deusa grávida
esculpida em pedra sabão verde. Mede
8.1 cm .
Seu descobridor foi Reinach (1898), na caverna
del Príncipe (Grimaldi, Liguria, Italia).
Atualmente se encontra no
Museu de Antiguidades da Nação
de de Saint-Germain-en-Laye-Laye, França.
Vênus
de Laussel
Vênus de Laussel
Também
conhecida como a Dama e o Corne. Encontrada
em Laussel, na França, por Lananne
e Buoysonnie em1908.
Foi produzida em um pedaço de um bloco
de pedra
calcária, aproximadamente 23000 a 20000
a.c. Encontra-se
no
Museu das Antiguidades Saint Germain em Laye.
Vênus
de Von Gagarino
Vênus
de Von Gagarino
Origem: Tambour, Ucrânia.
Aproximadamente 22.000 a.C.
Composição: rocha vulcânica.
Vênus Kostenki
Vênus Kostenki
Origem: Avdeevo, Kursk, Rússia.
Descoberta por Abramova em 1967.
Aproximadamente 30000 à 15000 a.C.
Esculpida em marfim de mamute.
Vênus
de Lespugue
Vênus de Lespugue
Origem:
Des Rideaux, Alto Garona, França
Descoberta por Saint-Perier em 1922
Aproximadamente 21000 a.C
Esculpida em marfim de mamute.
Vênus
Dolni Vestonice
Vênus Dolni Vestonice
Descoberta
em Dolni Vestonice (Mikuloy, Moravia,
Chescoslovaquia) por Absolon em 1924
Aproximadamente 24000 a.C.
Confeccionada da mistura de ossos pulverizados
e
de lama cozida.
Destaca como simbolismo o de que suas lagrimas
trilham um caminho até cada uma de
suas mamas.
Mede 11 cm.
Atualmente Museu Moravo de Brno.
Deusa
da Pesca
Deusa
da Pesca ( 6000 à 5800 a.C.)
Imagem de Deusa esculpida em um canto redondo
de arenito.
Tem olhos de peixe, seios, vulva destacada
e mãos em forma de
Garras de ave. Mede 51 cm.
Vem da cultura de Lepenski Vir da Região
Yugoslava das Portas de Ferro, onde estava
entronada como a senhora da vida e da morte.
É conservada no museu da universidade
de Belgrado, Yugoslávia.
Dama de Pazardzik
Dama de Pazardzik (metade V milênio
a.C.).
Figura de terracota de Deusa grávida
sentada sobre
um banco: destacam-se suas grandes nádegas
e um destacado triângulo pubiano que
está adornado
com os clássico símbolos da
Deusa em forma de aspirais
e losângolos. Mede 18,4 cm e vem da
cultura Karanovo
de Pazardzik (Bulgária).
Se encontra no Museu da História Natural
de Viena, Áustria.
Deusa Sentada
Deusa Sentada (VI milênio a.C.)
Figura de Deusa moldada em argila.
Localizada em Munhata (Vale do Jordão).
Se conserva no Museu de Israel em Jerusalém
(Israel).
Deusa da Ressurreição
Deusa da Ressurreição (5500
a.C)
Tem um exagerado triângulo pubiano.
Feita em terracota, mede 13,7 cm
e procede de alguma parte de Israel.
Se conserva em “Dagon Agricultural Collection” de Haifa, Israel.
Deusa Pássaro
Deusa Pássaro amamentando o seu filho
(5000 a.C.)
Figura em terracota pertencente a cultura
Vinca.
Mede 21 cm e vem de Drenovac, Servia.
Se conserva em “Narodni Muzej”
de Belgrado, Yugoslávia.
Deusa do Parto
Deusa do Parto (6000 a.C.)
Figura de uma grande Deusa Majestosa, entronada,
apoiada por dois felinos, no momento do parto
( saí uma cabeça entre suas
pernas).
É de argila, mede 11,8 cm e procede
de Catal Hüyük (Anatolia, Turquía).
Deusa Serpente
Deusa Serpente ( 6000-5500 a.C.).
Deusa sentada e coroada com rosto e corpo
Humanos e pernas em formas de serpente (serpentiformes);
se reservava a cultos em
Santuários domésticos e sua
função era garantir a continuidade
da vida.
Feita em argila, mede 14,2 cm e provem de
Kato Ierapetra (Creta, Grécia).
Deusa entronada
Deus com foice
À direita: Deusa entronada (aproximadamente
5000 a.C.)
Decorada com abundância de símbolos
da Deusa Pássaro.
"À esquerda: Deus com foice (aproximadamente
5000 à 4700 a.C.), divindade masculina
com uma foice como símbolo de renovação
e decorado com simbolismo que ela é
subordinada.
Os Deuses medem 23 e 23,5 cm respectivamente,
ambos pertencem a cultura Tisza e vêm
de Szegvár- Tüzköves (Szentes,
Hungria). São conservados no Koszta
Josef Museu de Szentes, Hungria.
Os amantes de Gumelnita
Os amantes de Gumelnita (aproximadamente segunda
metade do V milênio a.C.).
Par de deuses com seus atributos sexuais proeminentes
que representam a primeira amostra famosa
do ritual do matrimonio sagrado de uma Deusa
um Deus fertilizador.
Pertencem à cultura Balcânica
Oriental, são de terra-cota, medem
7 cm e vêm de Gumelnita (Romênia).
Se conservam no Museu Arqueológico
de Oltenita, Romênia.
Deus Itifálico*
Deus Itifálico* com máscara de pássaro (aproximadamente
segunda metade do V milênio a.C.).
Pertence a cultura Vinca, é de terracota,
mede 7 cm e procede de Fafos (Kosoysja Mitrovica,
Kosoyo, Iugoslávia). Se conserva no
Opstinski Museu de Kosoyska Mitrovica, Iugoslávia.
* Palavra espanhola sem tradução
na Lingua Portuguesa,
que corresponde literalmente: Itifálico = "com o pênis ereto",
* Nome com o qual se referiam a certos deuses.
Seu significado era totalmente de feculdação
e renovação e
não se agregava nenhum sentido sexual
como poderia
se atribuir nos dias de hoje.
Dama Branca Rígida
Dama Branca Rígida ( aproximadamente
6000 a.C.).
Figura de mármore da Deusa da morte
e da ressurreição com braços
apenas esboçados e um enorme triângulo
pubiano. Pertence a cultura Karanovo, mede
7 cm e procede do habitat de Azmask (Bulgária).
Se encontra em “Narodni Muzej”
de Belgrado, Iugoslávia.
Com a figura da Deusa Coruja em sua qualidade
de Deusa da morte e da ressureição.
São de terracota, contém os
restos mortais de três crianças
e pertencem a cultura Baden (Hungria). Se
encontram no Museu Nacional de Budapest, Hungria.
Deusa Neolítica Egípcia
Deusa Neolítica Egípcia (aproximadamente
final do V milênio a.C.)
Este tipo de deusas do neolítico egípcio,
são pouco conhecidas, também
tem o triângulo pubiano bastante acentuado.
É de marfim, mede 14,3 cm e procede
de Baradi (Egito). Se encontra no Museu Britânico
de Londres, Inglaterra.
Deusa Serpente
Deusa Serpente (aproximadamente V milênio
a.C.).
Deusa com cabeça de cobra amamentando
o seu filho. Seu triângulo pubiano remarcado
denota sua função como regeneradora.
Pertence a cultura mesopotâmica de Ur
é de terracota, mede 14 cm e vem de
Ur. Encontra-se no Museu do Iraque em Bagdá,
Iraque.
Texto de referência:
Sites
Nacionais e Internacionais relacionados ao
assunto.
Imagens:
Figuras retiradas
da Internet em sites Nacionais
e Internacionais, encontrados através
de sites de busca.
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